CINE/TVSERIES

Stargate SG-1

Uma das séries de ficção científica de maior sucesso de todos os tempos

Equipe SG-1

Ação, ficção e mitologia!

No melhor estilo “Eram os Deuses Astronautas”, Stargate SG-1 conta as aventuras de uma equipe secreta da força aérea americana, encarregada do projeto Stargate, um sistema de portais que liga centenas, talvez milhares, de mundos espalhados pela galáxia e até mesmo fora dela.

A série aborda inicialmente a mitologia egípcia, mostrando que os vários deuses do Egito são, na verdade, alienígenas de uma raça chamada Goa’ulds que estiveram aqui na Terra há milhares de anos e que ainda estão exercendo seu domínio sobre grande parte da galáxia nos dias de hoje.

O Filme

Pôster do longa-metragem

A série é derivada do filme homônimo de 1994, estrelado por Kurt Russell e James Spader nos papeis do Col. Jonathan ‘Jack’ O’Neill e do Dr. Daniel Jackson, respectivamente.

O filme começa em 1902, quando escavadores encontram, num lugar próximo às pirâmides do Egito, uma estrutura gigante em forma de anel. Ao removerem o artefato, encontraram sob ele uma estranha criatura. O fato chama a atenção dos militares americanos.

Nos tempos atuais, uma equipe liderada pelo coronel O’Neill é encarregada de descobrir os segredos do artefato e solicitam a ajuda do Dr. Daniel Jackson, um linguista especializado em idiomas antigos para traduzir as inscrições. Em apenas 14 dias de trabalho, Jackson consegue o que os militares tentavam a mais de dois anos: decifrar os símbolos do artefato.

O grande e misterioso anel demonstra ser, na verdade, um “portal”. E os símbolos escritos nele são reconhecidos como constelações; quando combinados numa determinada sequência, formam um “buraco de minhoca” ligando o portal da Terra a outro semelhante, instalado num mundo não identificado, no outro lado da galáxia.

James Spader e Kurt Russell nos papeis do Dr. Daniel Jackson e Col. Jonathan ‘Jack’ O’Neill

Neste mundo desconhecido, a equipe do coronel O’Neill descobre que o portal fora colocado no Egito por um ser alienígena chamado Rá, um ser parasita. Este ser escolhe um hospedeiro humano porque tem facilidade em corrigir, na nossa espécie, possíveis danos porventura causados por doença ou acidente. Por causa de sua tecnologia, avançada para os humanos da época, Rá havia sido venerado como um deus que era capaz de, inclusive, ressuscitar os mortos.

Há milhares de anos, através deste mesmo portal, Rá levara humanos da Terra para este outro mundo — que agora o filme diz se chamar “Abydos” — para serem seus escravos na mineração de um misterioso metal muito utilizado em sua tecnologia. Tudo ia muito bem para Rá até que os humanos, na Terra, se rebelaram e enterraram o portal, o que o impediu por todo este tempo de ser novamente acionado.

Quando a equipe do coronel O’Neill atravessa o portal para Abydos, que há muito não era aberto, ela se junta aos escravos humanos de lá e conseguem derrotar Rá. A equipe retorna vitoriosa a Terra, porém o Dr. Jackson decide ficar no planeta distante, desde que mantivesse o portal fechado.

O seriado

A série de TV, Stargate-SG1, começa deste ponto. Alguns anos depois da expedição a Abydos e da morte de Rá, o portal da Terra é ativado e outro Goa’uld, de nome Apophis, chega à base secreta onde o portal está escondido com um pequeno exército, e rapta alguns humanos.

O líder do projeto Stargate, General George Hammond, convoca novamente o Coronel O’Neill pra uma missão de resgate. Um grupo parte para Abydos pelo portal e se encontra com o Dr. Jackson. Lá, eles descobrem que o Stargate não é um caminho ligando apenas 2 mundos, mas sim, uma rede de portais espalhada por muitos mundos, na qual cada um é ativado por uma combinação própria de símbolos.

Aí começam as aventuras da equipe SG-1 (Stargate 1), composta pelo Coronel Jack O’Neill, agora interpretado por Richard Dean Anderson, o eterno MacGyver, o Dr. Daniel Jackson, a Major Samantha Carter e Teal’c, um alien da raça Jaffa, escrava dos Goa’ulds, que se rebela contra os seus senhores e luta pra libertar todo o seu povo.

Com muita ação e humor, Stargate SG-1 foi ao ar de 1997 a 2007, num total de 10 temporadas. Sua temática abrangeu mitologias de vários povos, tecnologias avançadas, física quântica e mistérios inexplicados do passado da humanidade, o que deu origem a mais duas séries irmãs: Stargate Atlantis e Stargate Universe, sobre as quais falaremos em breve.

Quem é fã de ficção científica precisa conhecer Stargate-SG1.

Glauco De Bellis

Um eterno e curioso pesquisador. Técnico em eletrônica e astrólogo de formação. Designer gráfico e diagramador. Um dos membros originais da equipe de produção da revista Ultrajovem. Apaixonado por tecnologia desenho, quadrinhos, animação, cinema e vídeo. Astrônomo amador nas horas vagas!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar