ANIMEANIME SÉRIES

Dororo: Sofrimento e Demônios

A estória de samurais mais conhecida de Osamu Tezuka.

Adaptado da obra do meste Osamu Tezuka, Dororo (2019) é um anime que emociona e mostra o quão longe as pessoas podem ir quando motivadas, seja para o bem ou para o mal.
Dororo é uma estória de ação, com um forte fundo sobrenatural e de terror.

O bebê amaldiçoado

Cena onde Daigo faz seu pacto com os demônios

No japão feudal, Daigo Kagemitsu, um ambicioso servo de um samurai faz um pacto com demônios (48 no original e 12 no atual) para tornar-se o senhor do país. Em troca de realizar suas ambições ele oferece seu próprio filho, ainda por nascer. Ao fazer o pacto, Daigo recebe um estigma em sua testa. O acordo havia sido aceito. No momento do nascimento, os demônios repartem o pobre bebê entre si, cada um retirando uma parte do corpo do garoto.

O menino deveria ter morrido, pois ficou sem membros, rosto, olhos, pele e outros órgãos, mas por uma intervenção divina ele sobrevive.  O pai comemora essa situação, pois significa que os demônios cumprirão sua parte no acordo. Em seguida ele entrega o bebê para a parteira, sob protestos da mãe da criança, para que o bebê seja sacrificado. A parteira com pena do pequeno que insiste em viver, deixa-o em um bote num rio, entregue a própria sorte.

O menino é encontrado por Jukai, o Dr. Jukai, que é especializado em próteses para mutilados de guerra (no mangá ele também entendia de magia), este fica comovido com a situação do garoto e adota-o, dando-lhe o nome de Hyakkimaru.

Com o tempo Jukai percebe que o menino, apesar de não enxergar, ouvir ou falar, consegue “sentir e ver” as pessoas e as coisas a sua volta. Hyakkimaru tem a habilidade de “ver a alma” das pessoas, dos animais e de todas as coisas e pelas cores diferentes ele sabe se elas são boas ou más. O menino cresce, usando próteses em todas as partes ausentes do corpo, aprende a movimentar-se e até a lutar usando seus complementos “mecânicos”. Jukai constrói braços com espadas embutidas, e Hyakkimaru torna-se um exímio espadachim.

Num certo momento o garoto encontra um demônio perto de sua casa e luta com ele. Ao matar o demônio uma das pernas ausentes de Hyakkimaru cresce e ele percebe que derrotando demônios ele poderá ter seu corpo de volta. Hyakkimaru deixa sua casa e sai em sua busca por outros demônios para recuperar seu corpo e sua humanidade.

Em suas andanças ele encontra e salva Dororo, uma criança órfã, esperta e animada que sobrevive sozinha aplicando pequenos golpes e furtos. Dororo se apega a Hyakkimaru e passa a acompanhá-lo. O vinculo entre os dois vai crescendo dia a dia. Dororo reserva muitas surpresas para Hyakkimaru.

O Anime

Dororo é uma série de aventura muito dramática. Além de uma grande variedade de criaturas e demônios mitológicos, encontramos muitos bandidos e outros inimigos ferozes. Gradualmente, as experiências sombrias e acontecimentos tristes de suas viagens tornam Hyakkimaru cada vez mais distante e sombrio, de modo que, quanto mais ele recupera de seu corpo, menos humano ele fica.

A estória original e seu criador

Dororo foi publicada em 1967 pelo mangaká Ozamu Tezuka e o anime foi exibido pela primeira vez em 1974. O anime atual difere muito da versão original, não só nos traços mas também no roteiro. Na versão atual existe menos humor, apesar dele estar presente. Os acontecimentos possuem uma “explicação”, seja ela sobrenatural ou não, coisa que não acontecia no manga de Tezuka, onde a estória simplesmente fluía, sem importar com os porquês. No mangá o bebê foi repartido por 48 demônios e Hyakkimaru falava, mesmo sem ter língua.

Com Dororo, Ozamu Tezuka trouxe a cultura popular dos demônios ou youkais mais para perto do público infanto-juvenil e abriu as portas para toda uma geração de mangakás, que começaram a criar estórias de cunho sobrenatural, sejam elas autorais ou de base folclórica e cultural.

Para quem não conhece Osamu Tezuka, ele é um dos mais importantes mangakás que já viveu, sendo considerado o “Pai do mangá moderno”, e sua obra serve de inspiração para artistas dos mais variados no mundo todo. É o criador de personagens inesquecíveis como Astro Boy, Vingadores do espaço, Kimba, o Leão Branco, Black Jack , Hi no Tori e A Princesa e o Cavaleiro.
Dororo é a estória de samurais mais conhecida de Osamu Tezuka

Personagens

Hyakkimaru

É o personagem central da trama. Amaldiçoado ao nascer, ele luta para recuperar as partes roubadas de seu corpo. Um poderoso samurai, que maneja suas próteses espadas com imensa habilidade e usa sentidos não existentes em humanos normais.

Dororo

Personagem que dá nome ao anime. É uma criança órfã que sobrevive pelas ruas e vilarejos, aplicando golpes e fazendo furtos. Ao ser salva de um demônio por Hyakkimaru, adota-o como irmão mais velho e parte em suas aventuras. Além de ser o contraponto cômico da estória é o apoio moral e psicológico de Hyakkimaru. Considera-se o maior ladrão de todo o japão.

Biwamaru

É um andarilho cego e muito sábio. Apesar sua condição física, sua aparência humilde e doente, é muito ágil e um grande espadachim. Possui a mesma habilidade de Hyakkimaru de “ver a alma” das pessoas, distinguindo assim as boas das más. Por causa de sua grande sensibilidade, foi o primeiro a perceber que Hyakkimaru pode se transformar em algo muito ruim.

Jukai

Também chamado de Dr. Jukai. É um ex-executor dos senhores feudais e responsável por matar prisioneiros de guerra. Um dia arrependeu-se de seus crimes e para aplacar sua culpa passou a auxiliar as pessoas atingidas pelas constantes guerras entre os feudos da época. Constrói próteses e axilia pessoas que sofreram amputações, principalmente crianças. Encontrou e adotou Hyakkimaru quando ainda era um bebê. Deu-lhe próteses espadas especiais e ensinou-o a lutar.

Daigo Kagemitsu

Pai de Hyakkimaru. Em troca de poder, entregou o próprio filho para ser repartido pelos demônios. É uma pessoa ambiciosa e cruel. Deseja ser senhor de todo o Japão.

Nuinokata

A esposa de Daigo, mãe de Hyakkimaru e Tahoumaru. Mulher gentil e amorosa, mas não consegue superar os trágicos acontecimentos do nascimento de seu primeiro filho. Esta tristeza acaba influenciando seu relacionamento com seu segundo filho, Tahoumaru.

Tahoumaru

Irmão de Hyakkimaru e o segundo filho de Daigo Kagemitsu. Nascido após Hyakkimaru ser abandonado. É criado para ser o sucessor de seu pai como senhor feudal. Arrogante, mas corajoso e curioso. Não entende o comportamento ausente de sua mãe e não sabe da trágica estória de seu irmão mais velho.

Informações gerais

Tipo de produção: TV
Episódios24
Estréia7 de janeiro de 2019
Transmissãosegundas às 22:30 (Japão)
ProdutoresTwin Engine
EstúdiosProduções Tezuka , MAPPA
GênerosAção , Aventura , Histórico , Demônios ,
Sobrenatural , Shounen
Duração24 min. por ep.
ClassificaçãoR – 17+ (violência e palavrões)
Tema de abertura“Kaen” por Ziyoou-vachi
Tema final“Sayonara Gokko” por amazarashi
DireçãoKazuhiro Furuhashi

Conclusão

Dororo, apesar de ser uma releitura da obra original, supera-a em muitos sentidos. Devido ao desenvolvimento tecnológico, a animação, o design e tudo em relação a produção técnica é melhor apresentado. Isso é esperado de um “remake” realizado depois de 50 anos. Muitos elementos da estória de Tezuka, que ficaram em aberto, recebem neste anime uma “explicação”. A trilha sonora é muito boa e bem ajustada. No geral o anime é muito bom e vale a pena ser assistido.

Abertura

Nota do redator: Pessoalmente; eu gostaria de ver o traço de Osamu Tezuka respeitado neste remake, já que se trata de uma de suas maiores obras. Mas realmente adorei o que foi feito.

Etiquetas

Glauco De Bellis

Um eterno e curioso pesquisador. Técnico em eletrônica e astrólogo de formação. Designer gráfico e diagramador. Um dos membros originais da equipe de produção da revista Ultrajovem. Apaixonado por tecnologia desenho, quadrinhos, animação, cinema e vídeo. Astrônomo amador nas horas vagas!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar