ANIMEANIME SÉRIESREVIEWREVIEW ANIME

Gasaraki, um anime maduro na Locomotion

Anime clássico e contemporâneo

Produzida pelo estúdio “Sunrise” em 1998, essa série envolve mechas e xintoísmo, e a LOCOMOTION trouxe para o Brasil em 2002. Gasaraki acontece 2014 e se destaca por não ter uma história perdida num futuro longínquo.

Gasaraki tem um conceito muito mais realista e foge de alguns conceitos exaustivamente usados como por exemplo,  Gundam, que se passa bem num futuro distante ou até mesmo aliens gigantes invadindo o planeta Terra como vimos em Evangelion.


A HISTÓRIA

O enredo é desenvolvido em meio a tramas políticas e a corrida tecnológica para se criar um novo veículo de combate. A Gowa Digital Instruments (dirigida pela família Gowa) e a JSSDF (Força Especial de Defesa do Japão) desenvolvem secretamente o TA (Tatics Armor), um veículo de combate bípede, ou seja, não funciona como um robô gigante mas sim, como um tanque de guerra.

Gowa Yushiro é um dos pilotos de teste, e o quarto filho da família Gowa. Apesar de ser um civil, ele tem o título de capitão, e sua presença nesse projeto foi imposta à JSSDF pelos membros da família Gowa (com apenas 17 anos, Yushiro foi recrutado pelo próprio pai para ser piloto de um TA).

Membro da família Gowa, uma das mais poderosas do Japão e proprietária das Indústrias Gowa, Yushiro é tratado de forma distante dirigentes da empresa, e para eles não passa de um objeto de estudo, uma cobaia que pode aumentar o poder e os lucros dos Gowa.

Além de piloto, Yushiro (considerado um “kai”, algo próximo a um médium) possui outra estranha característica, ele pode realizar a dança Gasara, provocando um fenômeno de distorção espacial. Esse dom faz com que ele tenha um domínio maior sobre o TA, se destacando sobre os outros pilotos.

CERIMÔNIA PARA EVOCAR O GASARA

Depois de um exercício de simulação, Yushiro se veste a rigor com uma máscara de rituais xintoísta e seguindo a tradição de sua família, começa a dança no solo santo onde o santuário estava antes de ser destruído, há muito tempo atrás.

Conduzido pelo padre xintoísta, Sorachi Kengyo, esta é a segunda vez que a cerimônia é executada. Na primeira tentativa, há oito anos atrás, a cerimônia falhou. A cerimônia é do tipo Kabuki com uma dança teatral, cheia de cantos e ritmos de tambor.

 

O problema é que durante a cerimônia a mente de Yushiro é invadida por uma entidade misteriosa, na forma de uma jovem que não quer que o Gasaraki seja evocado.

A entidade lhe diz parar o ritual agora ou sofrer as conseqüências. A identidade do espectro fica clara, como o xintoísmo é poder espiritual revela a face da menina jovem na visão de Yushiro.

A jovem misteriosa é expelida da mente de Yushiro, mas com isso Yushiro interrrompe a cerimônia antes que atinja seu objetivo, evocar o grande Gasaraki.


Longe daquele local, uma grande explosão ocorre na República de Beguiristão, um país localizado no Oriente Médio (imaginário), sendo liderado por um homem que coincidentemente faz alusão a Saddan Hussein.

As Nações Unidas chegam a conclusão de que essa grande explosão veio de uma arma para destruição em massa e logo em seguida coloca o Beguiristão sob sanções políticas e envia tropas americanas para o local (parece que ouvimos algo semelhante em algum lugar).

EXPLODE A GUERRA

Uma pequena guerra tem início com os americanos e após muitas baixas, a família Gowa oferece os TAs para ajudá-los. Mas isso não é apenas uma forma de camaradagem internacional, mas sim um jogo de interesses.

A família Gowa está atrás de respostas. Eles querem saber o porquê da explosão ocorrer no momento exato da cerimônia que evocaria o grande GASARAKI. Além disso, precisam saber como uma nação como o Beguiristão conseguiu construir seus próprios TAs.

Durante toda a série, as dúvidas aparecem e a trama fica mais complexa e interessante. Dúvidas como a origem de Yushiro? Por que possui este dom ou poder? O que seria o tal “terror” mencionado por Miharu em sua assustadora mensagem “Não traga o terror de volta!” E, finalmente, o que é realmente Gasaraki?

ANIME DE ALTO NÍVEL

Como podemos ver, GASARAKI traz uma história intrigante e complexa, chegando a ter muitas perguntas sem respostas: quem também tem a tecnologia para se construir os veículos bípedes (TA)? O que acontece quando se consegue completar a dança Gasara? Por que Yushiro tem essa habilidade e como ele está ligada a tecnologia dos TA’s?

A animação GASARAKI é muito trabalhada e tem um cuidado muito grande com os detalhes nos cenários e nas máquinas. Comparações à parte, GASA­RAKI tem um enredo muito mais maduro que NADESICO e muito menos deprimente que Evangelion, e tudo isso foi visto por aqui, já que GASARAKI veio no pacote de animes que a Locomotion trouxe para o país no início de 2000 (alguns dublados e outros não).  Claudio Santos

 

Raro e difícil de se encontrar pela internet, vale a pena ser visto pois trata-se de mais um clássico recomendado e que pode ser esquecido e perdido nesse oceano chamado web.

FICHA TÉCNICA

Nombre Original: ガサラキGasaraki
Director: Ryōsuke Takahashi
Estudio: Sunrise
Ano de produção: 1998
Exibição no Brasil: 2002
Gênero: Mecha, Drama, Militar, Sobrenatural
Categoria: Shonen
Capítulos:  25 episódios

 

Recomendado

História - 9
Personagens - 8.5
Trilha Sonora - 7
Diversão - 9

8.4

Mais um dos clássicos da Locomotion!

Gasaraki é uma série excelente, e considero uma das mais realistas envonvendo mechas. Com uma trama atual até mesmo nos dias de hoje, exige uma boa dose de atenção do espectador. São 26 episódios estigantes e que apesar de ter um final bem amarrado, ainda deixa algumas coisas no ar. Anime inteligente e até certo ponto maduro. Recomendado!

User Rating: 4.3 ( 1 votes)
Tags

Claudio Santos

Designer gráfico, Gamer, Retrogamer e formado em TI. Foi editor e criador das revistas "ULTRAJOVEM, GameOver, entre outras. Fã de bons games, anime, quadrinhos, filmes e séries. Aguardando GranTurismo Sport e detonando Zelda Breath of Wild e Final Fantasy XV.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker